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A Volkswagen integra o ChatGPT em seus veículos

Volkswagen chatgpt

A Volkswagen anunciou planos para incorporar o chatbot ChatGPT, alimentado por IA, em seus veículos equipados com o assistente de voz IDA. Esse anúncio, feito na CES 2024 em Las Vegas, sinaliza o compromisso da Volkswagen em aprimorar a experiência de dirigir por meio da tecnologia de IA.

Programada para ser lançada no segundo trimestre deste ano, começando na Europa, essa integração estará disponível inicialmente na linha de veículos elétricos da Volkswagen, incluindo o ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, bem como seus novos modelos Tiguan, Passat e Golf.

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, ganhou atenção significativa nos últimos tempos, com a Volkswagen emergindo como a maior montadora a adotar essa tecnologia. É importante observar que a Mercedes-Benz integrou o bot de IA conversacional em seu sistema de infotainment MBUX em junho.

Inicialmente projetado para controlar o sistema de infoentretenimento, a navegação, o ar-condicionado e responder a perguntas de conhecimento geral, o ChatGPT pretende ampliar seus recursos. A Volkswagen promete recursos como “enriquecimento de conversas, esclarecimento de dúvidas, interação em linguagem intuitiva, recebimento de informações específicas do veículo e muito mais – totalmente sem o uso das mãos”. Para aprimorar a experiência, a Volkswagen também está utilizando um modelo de linguagem grande (LLM) mais especializado da Cerence, chamado CaLLM, capaz de responder a cerca de 10.000 consultas específicas de veículos.

Assim que o recurso é lançado, os motoristas podem interagir com o assistente de voz IDA usando a conhecida palavra de alerta “Hello IDA” ou pressionando o botão do volante. Se o assistente de voz encontrar uma solicitação além de suas capacidades, ele encaminhará a consulta para o chatbot de IA. A resposta será então fornecida pelo assistente de voz da IDA, indicando claramente a fonte da informação.

O coração desse chatbot baseado em IA está na sinergia entre o produto Chat Pro da empresa de software Cerence e o grande modelo de linguagem da OpenAI. Para garantir o uso responsável dessa tecnologia, a Cerence impôs certas limitações às respostas do chatbot. Perguntas relacionadas a palavrões, sexo ou tópicos sensíveis, incluindo a guerra entre Israel e Hamas, não serão aceitas. Durante um teste na CES 2024, o chatbot até se absteve de responder a perguntas que poderiam promover ou criticar outras montadoras.

O CEO da Cerence, Stefan Ortmanns, sugeriu a possibilidade de uma maior colaboração entre as duas empresas para projetar uma nova experiência de usuário baseada em LLM para a próxima geração de assistentes automotivos da Volkswagen.

É importante esclarecer que essa integração é diferente dos esforços da Cariad, o braço de software do Grupo Volkswagen. A Cariad, criada em 2020 para enfrentar os desafios de software da VW, tem trabalhado em seus próprios projetos.

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