Ícone do site Geek de Primeira

O que aconteceu com Pan em Percy Jackson e os Olimpianos: A história de Grover explicada

Percy Jackson e os Olimpianos

A série de televisão Percy Jackson e os Olimpianos está apenas começando e, com mais quatro livros para cobrir após o final da primeira temporada, algumas histórias futuras estão sendo apresentadas no primeiro conjunto de episódios, como a busca de Grover Underwood para encontrar Pan, o deus grego da natureza. A história de Grover para localizar Pan também foi apresentada no romance de 2005 de Rick Riordan, The Lightning Thief (O Ladrão de Raios), portanto, faz sentido que o programa da Disney+ (que segue o livro na primeira temporada) também mencione o deus. À medida que a série continuar, os espectadores saberão mais sobre o que aconteceu com Pan, mas toda a história de Pan já foi revelada para aqueles que leram os livros.

Grover revelou a Percy no episódio 4 da 1ª temporada de Percy Jackson and the Olympians que seu sonho era se tornar um Searcher e, como muitos sátiros antes dele, viajar pelo mundo tentando encontrar Pan. O deus grego da natureza estava desaparecido há séculos, e inúmeros sátiros (como o pai de Grover e o tio Ferdinand) tinham como missão de vida localizá-lo. Assim, Grover está trabalhando como Protetor para que um dia possa receber uma licença de pesquisador do Conselho de Anciãos Cloven e partir em sua própria busca.

Pan desapareceu quando os mortais causaram a morte de seus reinos selvagens, milhares de anos antes de Percy Jackson

Dois mil anos antes dos eventos da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos, Pan, que tinha um relacionamento próximo com os sátiros e todas as coisas relacionadas à natureza, desapareceu. O deus grego disse a Lysas, um sátiro, que contasse a todos: “O grande deus Pan morreu”, e ele nunca mais foi visto. Embora a maioria tenha aceitado essa tragédia, os sátiros (e outros espíritos da natureza) se recusaram a acreditar que Pan havia desaparecido para sempre. Muitos tentam encontrar o deus e trazê-lo de volta para consertar o que a humanidade fez com a natureza, mas quase todos não têm sucesso (exceto Grover).

Os seres humanos danificaram significativamente o meio ambiente ao longo dos anos, levando à destruição dos reinos selvagens de Pan. Como resultado, Pan ficou desanimado e desapareceu. Mas vários sátiros nunca desistiram dele e, nos 2.000 anos seguintes, procuraram o deus da natureza selvagem em todo o mundo (mesmo que Pan não quisesse ser encontrado), como Grover falou em Percy Jackson and the Olympians season 1, episódio 4.

Pan ainda está vivo devido às buscas dos sátiros em Percy Jackson

A situação de Pan é desconhecida na maior parte da série de livros Percy Jackson e os Olimpianos. É claro que Grover e os outros sátiros e seres da natureza acreditam que ele está vivo, e é por isso que muitos continuam procurando por ele. Grover passa a maior parte do tempo no segundo, terceiro e quarto romances tentando encontrar o deus grego da natureza, sem sucesso. No entanto, o sátiro faz uma descoberta no quarto livro, The Battle of the Labyrinth (A Batalha do Labirinto), e os leitores ficam sabendo o que aconteceu com Pan.

No fim das contas, a missão de Pan, há 2.000 anos, era convencer o mundo de sua morte para que ele morresse de verdade. Quando todos se esquecessem dele, o deus desapareceria. Infelizmente para Pan, os sátiros nunca acreditaram que Pan estava morto e muitos continuaram insistindo em encontrá-lo e manter sua memória viva. Como resultado, Pan ainda está vivo (embora por pouco) quando Grover o encontra em The Battle of the Labyrinth.

O que acontecerá com Pan no futuro de Percy Jackson (Grover completará sua missão?)

No final de The Lightning Thief (O Ladrão de Raios), o Conselho dos Anciãos Cloven concede a Grover uma licença de pesquisador devido aos seus esforços heróicos durante a busca no Submundo. Ele parte imediatamente em sua busca para encontrar Pan e se despede de Percy e Annabeth. O segundo livro, The Sea of Monsters (O Mar de Monstros), salta cerca de nove meses para os últimos dias do ano escolar de Percy como aluno da sétima série. Grover ainda está em sua busca, e o romance começa com Percy sonhando com seu amigo sátiro sendo caçado por um monstro. Consequentemente, Percy, Annabeth e o meio-irmão ciclope de Percy, Tyson, saem do acampamento para encontrar Grover.

Eles acabam encontrando o sátiro na ilha do ciclope Polifemo. Grover foi levado a pensar que havia encontrado Pan porque o Velocino de Ouro estava na ilha, que exala o mesmo odor da natureza. Os semideuses levam Grover e o Velocino de Ouro de volta ao Acampamento Meio-Sangue, mas o sátiro não perde muito tempo e retoma sua busca por Pan. No terceiro livro, The Titan’s Curse (A Maldição do Titã), Grover não tem muita sorte. Mas, enquanto estava no Novo México, ele sentiu a presença de Pan e, mais tarde, acreditou ter ouvido o deus grego lhe dizer: “Estou esperando por você”.

Grover finalmente encontra Pan em A Batalha do Labirinto, quando ele, Percy, Annabeth e Grover saem em uma missão para encontrar Dédalo no Labirinto e impedi-lo de dar o cordão de Ariadne a Luke. Durante sua missão, o grupo acaba descobrindo Pan nas Cavernas de Carlsbad, no Novo México. Infelizmente, o deus da natureza selvagem está à beira da morte, mas antes de desaparecer, Pan diz a Grover para levar sua mensagem adiante. Depois que ele morre, parte do espírito de Pan entra em Grover e ele adquire algumas das habilidades do deus, como o grito de pânico. Mas ainda vai demorar um pouco para que isso aconteça na série de televisão Percy Jackson e os Olympians no Disney+.

Sair da versão mobile