Ícone do site Geek de Primeira

Xreal Air 2 Ultra é anunciado com rastreamento 6DoF e campo de visão mais amplo

Xreal Air 2 Ultra

A Xreal lançou os óculos de realidade aumentada Air 2 e Air 2 Pro em outubro, e agora a empresa acrescenta uma nova classe de dispositivo: o Xreal Air 2 Ultra. O que o diferencia de seus irmãos é que ele tem duas câmeras montadas na armação que permitem o rastreamento de 6 graus de liberdade (6DoF).

Os dados dessas câmeras são usados para determinar a localização do usuário no espaço 3D. As câmeras também podem ser usadas para rastrear a mão do usuário, o que permite a interatividade com aplicativos sem controle. E isso não é tudo: os dados 3D das câmeras podem ser usados para criar malhas 3D, para compreensão semântica da cena e muito mais (com mais recursos a serem adicionados no futuro).

Além do rastreamento, a Xreal também atualizou a tela virtual do Air 2 Ultra. Agora, ele tem um campo de visão de 52°, acima dos 46° do Air 2 (Pro). Cada olho obtém uma imagem de 1080p, o que significa que o Ultra fornece 42 pixels por grau (contra 49 ppd no Air 2) a uma taxa de atualização de 120 Hz. A imagem virtual é equivalente a uma tela de 154″ a uma distância de 4 m/13 pés e tem um pico de brilho de 500 nits, portanto, também pode ser usada em ambientes externos.

Apesar da adição de hardware extra, o Air 2 Ultra ainda é muito leve – ele pesa 80 g (em comparação com 72 g do Air 2 normal). Isso foi obtido com a nova armação de titânio para óculos, que tem o benefício adicional de dar ao headset uma aparência premium.

Chamamos isso de fone de ouvido, mas ele se aproxima mais dos óculos, tanto na aparência quanto no toque. Achamos que o novo suporte ajustável das hastes é bastante confortável, mesmo durante longos períodos de uso dos óculos. Para fins de comparação, o Meta Quest 3 pesa 515 g e oferece 25 ppd (embora com um campo de visão muito mais amplo).

O Xreal Air 2 Ultra estará disponível para pré-venda em breve, e você poderá encontrá-lo no site da empresa. O preço normal do Ultra é de US$ 700, mas as pré-encomendas vêm com um corte de US$ 100 no preço. O novo fone de ouvido começará a ser enviado em março. A Xreal também lançará uma nova versão de seu SDK, que permitirá que os desenvolvedores aproveitem a nova funcionalidade.

A propósito, se você tiver um iPhone 15 Pro, poderá gravar vídeos espaciais, convertê-los em um formato lado a lado e visualizá-los em 3D nos óculos Xreal Air 2 (modelos vanilla, Pro e Ultra).

A Xreal é atualmente a líder do mercado de AR – há alguns dias, a empresa anunciou que atingiu 51% de participação no mercado global no terceiro trimestre de 2023. Até o momento, ela já vendeu 350.000 óculos de RA.

Atualmente, ela envia seus óculos para os EUA, Europa e Ásia, mas a empresa planeja expandir a disponibilidade para mais países este ano.

Sair da versão mobile