Os assinantes da Netflix podem se decepcionar, pois um novo relatório afirma que a gigante do streaming aumentará seus preços antes mesmo do final de 2024.
De acordo com a Variety, espera-se que a Netflix aumente os preços de seus planos de streaming, de acordo com analistas financeiros da UBS Securities, com o streamer buscando uma parcela maior de audiência de TV. Um desses analistas, John Hodulik, escreveu numa nota de investigação: “Esperamos ver aumentos nas taxas este ano”.
Com os aumentos do plano de streaming, os analistas esperam que o crescimento da receita total da Netflix suba para 15% em 2024, muito superior ao aumento de receita de 7% recebido no ano passado. Espera-se também que o incentivo aos ganhos e retornos de assinantes do nível suportado por anúncios da Netflix ajude a a mesma a gerar mais dinheiro este ano. Na nota, os analistas do UBS aumentaram o preço-alvo para o ano todo das ações do serviço de streaming para US$ 685 por ação, acima dos US$ 570. Além disso, os analistas acreditam que a Netflix é a “principal beneficiária das mudanças estruturais nos meios de comunicação social”, com as empresas de meios de comunicação tradicionais a dependerem mais do que nunca da rentabilidade do streaming.
“O novo manual inclui 1) aumentos de preços, 2) consolidação da plataforma, 3) curadoria de bibliotecas (com consequentes reduções de ativos), 4) cortes nos gastos com conteúdo (reajuste para quedas relacionadas à greve em 2023) e 5) um foco renovado sobre licenciamento de conteúdo”, dizia a nota.
Em outubro passado, em meio à estagnação das negociações de greve SAG-AFTRA, a Netflix aumentou o preço do plano básico de US$ 9,99 para US$ 11,99 para seus assinantes nos EUA, ao mesmo tempo que aumentou os custos do nível básico no Reino Unido e na França. Além disso, o plano premium do streamer saltou de US$ 19,99 para US$ 22,99 para assinantes americanos. E no Brasil, o plano padrão com anúncios é de (R$ 18,90), padrão (R$ 39, 90) e premium (R$ 55,90). Com um aumento a caminho, é bom preparar o bolso.
Numa carta aos acionistas divulgada na época, a Netflix disse:
“À medida que entregamos mais qualidade aos nossos membros, ocasionalmente pedimos-lhes que paguem um pouco mais. Nosso preço inicial é extremamente competitivo com outros streamers”.